Curso
Formação: Bacharelado
Modalidade: Presencial
Período: Vespertino ou Noturno
Duração: 4 anos
O licenciado em Pedagogia entende dos princípios e métodos de ensino, da administração de escolas e da condução dos assuntos educacionais. Ele trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação. O profissional tem dois grandes campos de atuação: a administração e a atuação como professor, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino e orientar professores e alunos quanto dar aulas (para a educação infantil e as cinco primeiras séries do Ensino Fundamental). Em órgãos do governo, o pedagogo estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o país. Em escolas, ele orienta e dirige os professores e verifica o cumprimento dos currículos e das diretrizes educacionais do país. Em sala de aula, leciona nas séries iniciais do Ensino Fundamental e acompanha e avalia o processo de aprendizagem e as aptidões de cada estudante. Além disso, o graduado está habilitado para trabalhar com a inclusão de pessoas com necessidades especiais ou educação a distância.
Mercado de trabalho
O mercado que mais absorve o profissional ainda é o do ensino formal, dentro ou fora da sala de aula. A obrigatoriedade da contratação de um pedagogo pelas creches também ampliou o mercado para o licenciado. Vem crescendo a procura pelo licenciado em espaços não escolares, como museus, bibliotecas e brinquedotecas, onde elabora materiais pedagógicos, desenvolve cursos e atividades educacionais e trabalha com treinamento de funcionários. Nas ONGs, elabora projetos educacionais, sociais e culturais. Outra área com boas perspectivas é a pedagogia hospitalar, na elaboração de projetos didáticos e atividades para crianças e jovens internados. Grandes resorts contratam o profissional para elaborar atividades recreativas e educacionais voltadas aos hóspedes, na maior parte das vezes, crianças. As capitais do Sul e Sudeste concentram as melhores oportunidades. Mas nas demais regiões a demanda também é boa.
Coordenadora
Professores
Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2013), validado pela Universidade de Uberaba/UNIUBE (2019). Pedagoga pela Universidade Estadual do Maranhão (1999). Especialista em Supervisão Escolar/UESPI, Especialista em Metodologia do Ensino Superior/UEMA, Especialista Gestão Escolar/UFMA, Especialista em Gestão Educacional/FATIN e Especialista em Filosofia, Sociologia e Religião/IESF. Professora Substituta da Universidade Estadual do Maranhão/UEMA, Professora de Escola Municipal ? SEMECT em Caxias/MA, Professora Horista da Faculdade do Vale do Itapecuru/ FAI e supervisora do estágio supervisionado no IFMA. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Ensino Aprendizagem, Avaliação, Leitura, Lúdico, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Formação Continuada, Práticas Pedagógicas, Tecnologias da Comunicação e da Informação, Formação de Professores, Gestão Escolar, Gestão para Resultados, Supervisão Escolar, Planejamento Educacional e Práticas Inovadoras. Tem como objeto de estudo a Prática da Supervisão Escolar. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Formação Docente, Ensino e Práticas Educativas/NUPEFORDEPE e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização e Letramentos por Atos de Leitura Triangulada/GEP Alfaletri.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (1999)Possui Especialização em Formação de Formadores em Educação de Jovens e Adultos, Especialização em Psicopedagogia, Atualmente é professor especialista da FACULDADE DO VALE DO ITAPECURU, Coordenou o Curso de Pedagogia da Faculdade do Vale do Itapecuru no período de 2011 a 2013, professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão, professora Concursada na Rede Publica Municipal de Ensino da Prefeitura Municipal de Caxias – MA, lecionando a disciplina Filosofia e atuando no Núcleo de Psicopedagogia da SEMEDUC. Participou Participou como integrante do Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão-CONSEP na FAI,. Compôs a Comissão de reformulação dos projetos Pedagógicos dos Cursos de pedagogia e Normal Superior da FAI. Compôs a Banca Examinadora do Processo Seletivo para ingresso de professores no Curso de Engenharia de Produção da FAI. Participou da Comissão de Acompanhamento do Protocolo de compromisso-CAPC e Elaboração do Plano de Melhoria e elaboração de relatório para o MEC da FAI. Participou da Elaboração do Regulamento da Brinquedoteca da FAI. Elaborou e participou da reformulação do Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia. Participou do NDE da FAI.
Possui bacharelado, mestrado e doutorado pela Pontificia Studiorum Universitas Salesiana – Roma – Itália (2006). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Dogmática. Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (2000). Especialista em Ciência Política (2018). Especialista em História e Cultura Afro-brasileira (2021).